Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Seja bem-vindo(a)!
24 de Abril de 2024
Início do conteúdo
Você está em: Home > Comunicação > Notícias > Hoje é o último dia para pagar o IPVA 2022 com descontos mais vantajosos

Hoje é o último dia para pagar o IPVA 2022 com descontos mais vantajosos

IPVA 2022
Quem quitar o IPVA até hoje pode ter 34,63% de desconto. - Foto: Ascom Sefaz

Nesta quinta-feira (30/12) é o último dia para pagar o IPVA 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com descontos mais vantajosos no bolso dos contribuintes. Isso porque quem quitar o tributo até hoje tem 10% e não incorrerá na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários também deve ficar em 10%), gerando uma redução potencial de 20%.

Na virada do ano, a atualização monetária é estimada em 10%. Além disso, há os descontos de Bom Motorista, que podem chegar a 15%, e Bom Cidadão, com até 5% de redução no valor. A soma de todos os descontos máximos pode representar uma redução de até 34,63% para o pagamento em dezembro.

A taxa de licenciamento, multa e seguro obrigatório podem ser pagos separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o IPVA, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

O tributo pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco (ainda não homologado), Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes). É possível também fazer o pagamento por PIX, basta o cidadão consultar no site ou no aplicativo do IPVA/RS, no qual será gerado o QR Code e pagar em mais de 760 Instituições relacionadas.

 

Desconto do Bom Motorista

Os descontos para bons motoristas variam em três faixas, conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2021 (três anos), a redução será de 15%. Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2019 (dois anos) tem desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2020 (um ano), o benefício é de 5%.

 

Desconto do Bom Cidadão (NFG)

Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de CPF nas notas fiscais na hora da compra. O desconto máximo de 5% será para quem tiver 150 notas ou mais, de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas e de 1% para o contribuinte que tiver entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados. Ao todo, 16% da frota tributável terá direito ao benefício.

 

Saiba mais

  • Quem paga IPVA? todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2003, exceto os isentos em lei.
  • Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.
  • Onde pagar? No Banrisul, Bradesco (somente para clientes), Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes). Opção de PIX disponível.

 

Alíquotas do IPVA no RS:

  • 3% - automóveis e camionetas
  • 2% - motocicletas
  • 1% - caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.

 

Frota total do Estado 2021: 7.262.038

Frota pagante de IPVA: 53,9%

Frota isenta de IPVA: 46,1%

 

Consultas de valores

Os dados relativos ao veículo como valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site IPVA ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS), disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

 

Texto: Ascom Sefaz

Compartilhar: