Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Seja bem-vindo(a)!
15 de Junho de 2024
Início do conteúdo
Você está em: Home > Comunicação > Notícias > Receita Estadual prorroga prazo de pagamento do IPVA 2024

Receita Estadual prorroga prazo de pagamento do IPVA 2024

Receita Estadual prorroga prazo de pagamento do IPVA 2024
Receita Estadual prorroga prazo de pagamento do IPVA 2024

Vencimento do tributo passa para o dia 28 de junho

O governo do Estado, por meio da Receita Estadual, anunciou a prorrogaç&ati lde;o do prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 em cota única e parcelado. As medidas foram publicadas no  Decret o 57.367/2024 , divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) de segunda-feira (27/5).

O prazo de vencimento do tributo  ;para pagamento à vista foi prorrogado para o dia 28/06/2024. Ant eriormente, a data final de quitaçã ;o estava prevista para 30 de abril.Para os contribuintes q ue optaram pelo fracioname nto, as parcelas de abril, maio e junho foram unificadas e podem ser quitadas tamb&e acute;m at&eacu te; o próxim o dia 28 de junho. Com a mudança,  ;fica suprimida a possibilidade de quitaçã ;o das três parcelas de forma separada.

Os c ontribuintes se guem usufruindo dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, cuja reduçã o pode chegar a 20% do valor do tributo, caso obtenha&nb sp;a cota máxima de cada benefício. O Bom Motorista, por exemplo, reduz até 15% do imposto para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infraçã ;o de trânsito. Já o programa Bom Cidadão oferece desconto de 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2022 e 30 de outubro de 2023.

Motivadas pela situaçã ;o de calamidade pública enfrentada pelo Estado,&nb sp;as mudanças  ;que flexibiliz am os prazos de  pagamento t&eci rc;m o objetivo de ajudar os contribuintes a manterem as obrigaç&otild e;es fiscais em dia. O sistema informatizado de pagamento do IPVA retornou ao ar nesta segunda-feira (27), após mais de 20 dias fora de operaçã ;o devido  ao desligamento do data center da Procergs por medidas de segurança em decorrência das enchentes.

Como ficou o calendário de pagamento do IPVA 2024

Cota única 
Pagamento à vista – Vencimento no dia 28/04/2024

Parcelamento
Parcela de abril, maio e junho  (unificadas) &n dash; Vencimento no dia 28/04/2024< /p>

Como pagar

Pelo sistema da Receita Estadual, o contribuinte pode pagar por meio do aplicativo ou site do IPVA, preenchendo os campos indicados com código Renavam e a placa do carro nos bancos. O acesso ocorre por meio de login gov.br, o mesmo utilizado para acessar os serviços do governo federal.

Tamb&eacu te;m é possível pagar o tributo pela rede credenciada. As opções são Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente corren tistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. O pagamento por Pix também está disponível em mais de 760 instituiç&oti lde;es.

Para evitar golpes, antes de efetuar o pagamento, verifique as informaç&otil de;es do destinatário, que são as seguintes:

Nome: Ipva&n bsp;Sefaz/RS
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001- 81
Instituiç&a tilde;o: Bco&nb sp;do Estado do RS S.A
Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080
Bco do Estado do RS S.A.

Texto: Ascom Sefaz

Compartilhar: