Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Seja bem-vindo(a)!
21 de Novembro de 2024
Início do conteúdo
Você está em: Home > Comunicação > Notícias > Estado recolhe 87% da receita projetada com o IPVA 2024

Estado recolhe 87% da receita projetada com o IPVA 2024

Estado recolhe 87% da receita projetada com o IPVA 2024
Estado recolhe 87% da receita projetada com o IPVA 2024

Após prorrogação, prazo de vencimento do tributo ocorreu na última sexta-feira (28/6)

De acordo com o balanço preliminar da Receita Estadual, divulgado na segunda-feira (1/7), 3,2 milhões de veículos pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2024 até a última sexta-feira (28/6), data de vencimento do tributo à vista e parcelado. O número representa 82% da frota tributável do Rio Grande do Sul, que é de 3,9 milhões de automóveis.

Conforme o levantamento, a cidade com maior índice de contribuintes em dia é Nova Roma do Sul, na Serra, com 95,6% pagantes. O município com a maior inadimplência é o Chuí, no Sul, onde 67% dos automóveis quitaram o tributo.  

Em termos de valores, o Estado arrecadou R$ 4,5 bilhões até a mesma data, um aumento nominal (sem descontar a inflação) de R$ 150 milhões em relação ao mesmo período do ano passado. O montante equivale a 87% da receita projetada para 2024 com o tributo.

Devido às enchentes, o governo prorrogou a data de vencimento do tributo, antes 30 de abril, por dois meses, mantendo os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, que poderiam garantir uma redução de até 20% do valor total do imposto. As medidas integraram parte do pacote de apoio aos contribuintes, implementado para auxiliar no cumprimento das obrigações fiscais.

O atraso no pagamento do IPVA implica o pagamento de multa de 0,334% ao dia, até o limite de 20%, mais a incidência de juros. Além disso, há a possibilidade de inscrição em Dívida Ativa após mais de dois meses de inadimplência. O motorista que perder o prazo de vencimento pode ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do Detran, caso seja flagrado em circulação.

Mais sobre o IPVA 2024

Quem paga IPVA?

Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2005, exceto os isentos por lei.

Como pagar?

Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde consultar o valor do IPVA e gerar o QR Code?

No aplicativo IPVA RS, disponível na App Store ou Google Play, ou no site: https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva.

Onde pagar?

Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção de Pix está disponível em mais de 760 instituições.

Fique atento a golpes

Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário, são elas:

Nome: Ipva Sefaz/RS
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
Instituição: Banco do Estado do RS S.A.
Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080

Texto: Ascom Sefaz

Compartilhar: