Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Seja bem-vindo(a)!
12 de Dezembro de 2019
Início do conteúdo
Você está em: Home > IPVA > Pagamento

Pagamento

Como pagar o IPVA?

 

O pagamento da cota única ou parcelado do IPVA 2020 deverá ser feito diretamente nos Bancos da rede credenciada. O pagamento parcelado se inicia mediante o pagamento da primeira parcela durante o mês de janeiro/20. Após esse período o IPVA do ano corrente não poderá ser parcelado, somente a partir do ano seguinte.

Não é necessário procurar uma unidade de atendimento da Receita Estadual para pagar IPVA 2020.

O IPVA de exercícios anteriores ao corrente pode ser parcelado na internet diretamente no Banrisul em até 5 parcelas mensais, desde que tenha sido lançado ou esteja inscrito em Dívida Ativa. Caso o contribuinte perca o parcelamento por inadimplência, poderá solicitar novo parcelamento, mas o número de parcelas será de 5 (cinco) menos a quantidade de parcelas já pagas (ex. se já pagou 2 (duas), poderá parcelar novamente em no máximo 3 (três) parcelas).

O pagamento de IPVA referente a exercícios anteriores inscritos em Dívida Ativa pode ser realizado:

- No BANRISUL e BANCO DO BRASIL: informando RENAVAM e placa. Não há necessidade de emissão de Guia de Arrecadação (GA) nesse caso; ou
- Nas agências do Banco SICREDI: com emissão de Guia de Arrecadação (GA). Clique aqui.

Ao se dirigir às agências bancarias, tenha sempre em mãos os dados de placa e RENAVAM. A data de ínício do recebimento nos Bancos é 17/12/2019.

O pagamento do IPVA pode ser feito em qualquer agência, ponto de atendimento, ou pela INTERNET dos Bancos BANRISUL, BRADESCO, SICREDI e SANTANDER. No BANCO DO BRASIL, somente é oferecido o pagamento para seus clientes nos terminais de auto-atendimento ou na INTERNET, por débito em conta. Também é possível pagar nas lotéricas da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF).

No caixa do Banco, para efetuar o pagamento do IPVA, basta apresentar o CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo ou informar a placa e o RENAVAM do veículo. Para pagar pela internet, é preciso digitar a placa e o RENAVAM.

Junto com IPVA é possível pagar o licenciamento, o seguro obrigatório - DPVAT (até 2019) e as eventuais multas de trânsito. O licenciamento do veículo só ocorre com a quitação de todas essas obrigações.

O atendimento através da internet está disponível nos seguintes endereços:

- BANRISUL (www.banrisul.com.br)

- BANCO DO BRASIL (www.bb.com.br)

- BRADESCO (www.bradesco.com.br)

- BANCO SICREDI (www.sicredi.com.br)

- SANTANDER (www.santander.com.br)

Compartilhar: